OEsquema

War on… general purpose computers

Há muitos anos o escritor e ativista digital Cory Doctorow vem defendendo o livre trânsito de conteúdos e a extinção dos artifícios que impedem as cópias digitais. No vídeo acima, ele abriu oficialmente uma frente de batalha mais profunda e radical: a necessidade de manter os nossos APARELHOS também livres de proteções que nos impeçam de executar uma determinada tarefa.

Na área de tecnologia isso se chama de “computadores de propósito geral”, máquinas que podem executar qualquer tarefa dependendo da forma como elas são configuradas. O PC que a gente usa no dia-a-dia pode ser classificado nessa casinha. Você (ou algum amigo entendido) pode pegar seu computador e remexer em toda a configuração pra que ele execute melhor um tipo (games online) ou outro (editar vídeos) de tarefa. Segundo Doctorow, não interessa à indústria tamanha flexibilidade e o futuro se encaminha pra dispositivos que vem com extras (físcos ou digitais) que impedem o usuário de fazer essas modificações.

O colunista do site Torrent Freak, Rick Falkvinge, também entrou também na briga. Ele compara a liberdade de reconfigurar uma máquina que você comprou com a liberdade de você se expressar e dizer o que pensa. Parece exagero? Assista a primeira meia hora da palestra do Cory Doctorow (depois vem perguntas da platéia) e depois voltamos a conversar.

Ah: se você não quiser ASSISTIR, pode LER a transcrição.

***

Update: o Link já tinha publicado a transcrição em bom português.

1 Comentário
por: Gustavo Mini postado em: Destaque, Digital, Imagem tags: , ,

1 Comentário

Comentário por Matias
13 de março de 2012 às 18h22

http://blogs.estadao.com.br/link/restricao-de-fabrica/

Responder

Deixe um comentário