OEsquema

TENSO

Um meme essencialmente brasileiro e uma nova forma de comunicação

Geral veio me cumprimentar pela série “TENSO” que coloquei no 4:20 desta semana. Obrigado, mas os parabéns não vão pra mim – no máximo os aceito por ter reunido, num mesmo lugar, uma produção que está completamente alheia tanto dos olhos da mídia digital quanto da tal blogosfera brasileira. A lógica você já entendeu: é pegar uma foto qualquer e ir aproximando, aproximando, aproximando, até revelar, num canto escondido, a expressão de alguém que esteja com uma cara séria e compenetrada, até que aparece a palavra “TENSO” colocada por sobre o último quadro da foto.

Depois de encontrar aleatoriamente o primeiro tenso, fui achando outros aqui e ali até que mandei o termo no Google Images e fui apresentado não apenas às bizarrices que postei essa semana como variações infames, que encerram a foto com palavras como “DENSO”, “SENSO”, “INCENSO” ou “IMENSO”. E quem faz isso?

Quem faz as fotos com FAIL escrito por cima dela? Quem faz os lolcats? Qualquer um, ué. E assim nasceu um meme de fotorresposta essencialmente brasileiro. As imagens aparecem em fóruns de jogos, blogs de anônimos que estão cagando pra monetização ou status nerd e álbuns de fotos do Orkut.

Essas novas manifestações de comunicação unem texto e imagem para sintetizar uma idéia ou traduzir uma expressão com o mínimo de palavras. Quem nasceu online já usa esse tipo de conversa sem pensar demais – seja respondendo mensagens no MSN com emoticons, usando tinyurls pra enganar incautos ou fazendo campeonatos de criação amadora em nichos online. Quem nasceu antes do computador e tornou-se digital com o tempo, percebe esse tipo imagem como uma brincadeira, uma galhofa – mas talvez estejamos vendo o início de um novo alfabeto, de uma escrita paralela, de um subtexto que une foto e palavras que muitas vezes resumem argumentações gigantes ou intrincadas explicações.

Gostou? Comece a fazer seus “TENSO” – e me mande que se eu achar legal, eu publico. Mas não essa semana – porque o próximo 4:20 já anuncia o tema da semana que vem (e se você acha que eu tou falando muito de Watchmen, se prepara…).

Updeite-se e fale do que te aflige: O povo do VT (a aba “Vale Tudo” do fórum de games do UOL) está reivindicando a autoria dos “TENSO”. Não sabia que todos tinham vindo do mesmo lugar, mas, como todo meme que se preze, ele já saiu de controle – tanto que encontrei essas imagens por aí – apenas uma delas saiu diretamente do tal fórum, pelo que eu lembre. Mas, enfim, a César o que é de César – e eis os créditos pro povo. Foi bom falar disso porque me lembrou de falar sobre fama e anonimato em tempos digitais…

14 Comentários
por: Alexandre Matias postado em: AHAHAH, Brasil, Digital, Imagem, Loki, Pop, Talagadas tags: ,

14 Comentários

Comentário por Ernando
6 de março de 2009 às 22h56

Esses TENSOS sairam todos do fórum da UOL, mais especificamente fórum UOL jogos, que é um dos mais acessados de toda a internet, os caras se inspiraram num outro fórum conhecido, que é o 4chan que fazia motivationals e o escambau, dae meio que colocaram uma forma brasileira na parada e deu nisso, depois vá na parte de jogos da uol, fórum, vale tudo, lá tem um tópico fixo (numa das várias milhares de páginas) só de tensos

Responder

Comentário por Bruno
7 de março de 2009 às 1h47

Genial essa parada. E o FRENSO?

http://teletube.files.wordpress.com/2008/11/tenso-fresno.jpg?w=450&h=1443

Responder

Comentário por O Rebosteio
7 de março de 2009 às 6h26

Eu não sabia direito quando tinha começado, mas quando procurei no meu hb algumas fotos percebi que tinha um farto material para o TENSO. Esta é uma destas imagens, aquecimento para o show do Matanza, na Lapa, Bar Arco Íris. Essa turma animada fazia uma algazarra só. Nem podia imaginar que a foto renderia tanto.

Responder

Comentário por Paulo Torres
7 de março de 2009 às 13h56

Conheci por esses dias o Godzilla Bukkake, outra modalidade de fotos com legendas nesse mesmo esquema, só que com um tema um tanto mais tosco: http://godzillabukkake.com/

Responder

Comentário por rafa
7 de março de 2009 às 23h16

VT é o 4chan brasileiro enquadrado no lei. o fato de ser moderado, exige muita criatividade daquela galera.

postei links que tratam o 4chan com seriedade:
- http://fubap.org/kingston/2009/02/20/despontando-pro-anonimato/

para mim, twitter é lixo e não é nada estável, seguro e de fácil manutenção perto de 4chan, 7chan, 55chan e o vt. a internet tá aí, o resto é pagalanchismo.

Responder

Comentário por Tula
8 de março de 2009 às 17h36

Perdi muita coisa!!!
Nem sabia que rolava essa parada de foto como a série “Tenso”…
Genial..
vou me acabar fazendo um monte, pois como O Rebosteiro, também tenho um farto material!
\o/
Bjsss…

Responder

Comentário por José Vicente
8 de março de 2009 às 20h15

Esses TENSOS, em sua grande maioria, surgiram, e ainda surgem, no Fórum Vale Tudo da UOL JOGOS, que é o quinto maior fórum do mundo. Créditos a quem se deve. Abraços.

Responder

Comentário por Matias
9 de março de 2009 às 19h51

Droga! Essa ideia era minha! Bem, sinal que era melhor do que eu pensava.

Responder

Comentário por NitroxxBR
12 de março de 2009 às 3h18

O TENSO É NOSSO!
NÃO MEXA CONOSCO,SENÃO VAI FICAR TENSO PRO SEU LADO CHAMPZ!

Responder

Comentário por MAURÃO 19 CM
12 de março de 2009 às 7h43

AIII ZENTEEEEEEE

Responder

Comentário por Gabriel Louback
15 de março de 2009 às 0h36

Assim começou o #DarthVader, no Twitter. Nasceu de uma conversa minha e do meu irmão no quarto dele [o texto dessa explicação encontra aqui -> http://tinyurl.com/yosoytupadre e a gente simplesmente encheu o saco de todo mundo mandando as nossas variações, até que entraram na onda. A autoria da brincadeira já foi atribuída ao @jampa e @Alelex88, por exemplo, mas é como você disse. Eu quero é mais que se divirtam. Não posso dizer que é um viral, como o TENSO [aliás, uma das melhores coisas que surgiram nas últimas semanas], mas a idéia segue a mesma. Abraço e parabéns pelo prêmio da Pix!

Responder

Pingback por Um homem numa ilha deserta… - Trabalho Sujo - OESQUEMA
1 de abril de 2009 às 16h26

[...] lembram do VT, né? Aquele, que nos deu, entre outras coisas, o TENSO. Outro dia eles abriram um thread para [...]

Comentário por Auf Achse
2 de abril de 2009 às 17h57

oi , eu criei o primeiro tenso de todos :)

beijos.

Responder

Comentário por Guilherme
22 de novembro de 2010 às 10h06

http://knowyourmeme.com/memes/tenso só deixo isso

Responder

Deixe um comentário